Firmoo

segunda-feira, 30 de março de 2015

Considerações da maternidade

Quando iniciámos esta aventura da gravidez, havia toda uma ignorância e desconhecimento, que certamente se prolongará após o nascimento (há que manter o critério!).
Fomos tentando aprender, ler, tirámos um Curso de Preparação e cá fomos andando com alguma apreensão e felicidade (felicidade esta que muitas vezes acompanham os tolos por não saberem o que os espera...), mas nada se compara com as palavras de incentivo que temos recebido. Frases que nos levam a pensar como é que a Humanidade chegou a este ponto e a questionar porque é que a malta ainda se reproduz...
- "Preparem-se para passarem noites e noites (até meses) sem dormir";
- "A vossa vida nunca será a mesma" (nós contamos que não seja, mas dizem-no com lamento e terror na voz);
- "Se pensam que vai ser mau, na realidade vai ser pior";
- "Se tiver cólicas vai ser horrivel. Vão ser massagens e horas de sono perdidas..."

Já para não falar no capítulo parto e pós-parto, que desdobram-se em preciosidades de incentivo com um detalhe digno de fotografia mental... para fugir o mais rápido que se conseguir e a não olhar para trás! Mas isso tento nem ouvir, nem quero saber!

Mas também é muito animador "elogiarem" com um "estás gorda", "se te queixas com dores nas costas, isso é normal porque estás muito pesada" e cenas do género! Eu pensava que era suposto ganhar peso e que é normal que assim seja, mas talvez as hormonas me levem a interpretar mal.

Ahhh, como começo a perceber porque é que a natalidade em Portugal está como está!
São incentivos de todas as partes.

;-)

Sem comentários: