Firmoo

domingo, 15 de setembro de 2013

A Gaiola Dourada

Finalmente tivemos uma folga para conseguirmos ver o tão falado filme "A Gaiola Dourada". Atendendo o número de espectadores e de opiniões tínhamos algumas expectativas.
Não contanto o filme (porque ainda há por aí quem não o tenha visto), poderemos acrescentar que é uma comédia à portuguesa feita por franceses. É um filme "leve" mas que fala de temas que deixam a pensar: a forte emigração anteriormente sentida (e que pelos nossos dias revela-se, infelizmente, actual), mas que descreve os portugueses como excelentes trabalhadores (ainda hoje são mãos-de-obra requisitadas por esse mundo fora pelo empenho, qualidade e dedicação que temos ao que fazemos); os dilemas que todos sentimos pela nossa vida (e que muitas são as vezes em que nos preocupamos mais com a opinião dos outros do que o que realmente queremos); e a pressão familiar que todos sentimos por tentar agradar a todos e que delega para segundo plano o que nos fará felizes!



Contrariamente à opinião de alguns críticos cinematográficos que vão debitando opiniões (pagas) em jornais de grande tiragem nacional, o filme está muito bem conseguido! Foi uma noite muito bem passada, com algumas gargalhadas, a identificação de algumas particularidades (quem tem familiares emigrados, poderá reconhecer algumas expressões) e a convicção de que o que é Português é bom!
É um filme a ver (e a rever).

Sem comentários: