Firmoo

quinta-feira, 13 de março de 2014

Aperta-me o coração *

Estudar/Trabalhar com pessoas que não conhecemos leva-nos a partilhar: sejam conhecimentos, sejam emoções, seja indiferença, seja tempo. Com o tempo algo se cria. Por vezes entreajuda, companheirismo, respeito, admiração, amizade; noutras desdém, indiferença. Tenho tido a sorte e o privilégio de ter em meu redor pessoas de fácil trato, das quais algumas tornaram-se minhas amigas.

Confesso que não gosto de ouvir "colega", mas isso porque a pessoa realmente não é amiga mas apenas colega. Em tempos conheci alguém que dizia não ter amigas, só conhecidas; que amiga era apenas a barriga dela e quando não doía. Ficou a "conhecida".

A verdade é que quando passamos muito tempo juntos é normal partilharmos assuntos do trabalho e até pessoais. Criam-se laços, empatias e amizade. Noutras apenas conhecimento. Algumas perduram. Outras dissipam-se mas fica sempre a raiz quando há/houve a verdadeira amizade e companheirismo que tantas horas de trabalho nos permitem partilhar.

E apertar-me o coração se uma amiga anda triste. Penso que ela sabe que quando quiser poderá desabafar, mas não não vou perguntar, não a vou pressionar. Vou deixar que ela, quando quiser e se quiser, me diga. Mas quero que saiba que, mesmo que não possa fazer nada, poderei ouvi-la, que estou aqui. Mas se vejo alguém triste, em baixo de forma, o meu coração fica apertadinho... embora, por um lado, apraz-me ver que outras pessoas também se preocupam com ela. E esse carinho aquece-me o coração. Saber que estamos aqui uns para os outros (uns mais do que outros, mas estamos!)

Disse John Donne, "No Man is an Island". Mas fico isolada nesta ilha deserta sem o teu ânimo e alegria que te caracterizam. Sem saber o que fazer. Mesmo o teu humor mais agudizado, a tua visão mais sarcástica e acutilante faz-me falta! Sinto falta de ti e aperta-me o coração esta saudade.


Mas como o tempo, os dias de sol estão aí, a tempestade passará e a boa-disposição tem que prevalecer. Mais um dia está a começar e a Vida faz-se vivendo e aproveitando todos os novos dias como um novo começo.


Meus amigos, gosto de vocês e tenho saudades vossas.


*e é-me mais fácil escrever do que falar...
E este post é uma homenagem aos meus amigos e é sobre a Amizade! ;)




Sem comentários: